Skip directly to content

Prefeitos ou ex-prefeitos disputam 2º turno em 36 cidades do país

23/11/2020
Urna eletrônica

Prefeitos e ex-prefeitos estão na disputa do segundo turno das eleições em 36 municípios de todo o país. No total, 57 cidades terão a segunda rodada de votação.

Em oito municípios, o embate ocorre diretamente entre prefeito e ex-prefeito. É o caso de uma capital, Rio de Janeiro, onde Marcelo Crivella (Republicanos) disputa com seu antecessor no cargo, Eduardo Paes (DEM).

O cenário se repete em Anápolis (GO), Blumenau (SC), Canoas (RS), Guarulhos (SP), Petrópolis (RJ), Santarém (PA) e Vitória da Conquista (BA).  

São 26 atuais prefeitos buscando permanecer no cargo e 19 ex-prefeitos apostando em uma nova chance. 

Nas disputas também aparecem 12 vereadores, 11 deputados estaduais, 11 deputados federais, um senador, três vice-prefeitos e um ex-vice-prefeito.

Entre esses políticos tarimbados, estão ex-governadores como Amazonino Mendes (Podemos), que governou o Amazonas e tenta se eleger à Prefeitura de Manaus, e Maguito Vilela (MDB), que governou Goiás e está na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Vilela concorre à vaga com Vanderlan Cardoso (PSD), que é senador.

Para o cientista político Humberto Dantas, coordenador de educação do CLP (Centro de Liderança Política), esse cenário com disputas tradicionais no segundo turno reflete um comportamento geral dos eleitores nessas eleições —de escolher candidatos conhecidos e evitar surpresas.