Skip directly to content

Aprefex-MS parabeniza Chapadão do Sul pelos 33 anos de emancipação

23/10/2020
Vista área de Chapadão do Sul

Em nome da diretoria da Aprefex-MS (Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul), o presidente da entidade, Luis Antônio Milhorança, parabeniza a população de Chapadão do Sul pelos seus 33 anos de emancipação, comemorado nesta sexta-feira (23). 

O município foi criado a partir do desmembramento de Cassilândia e Paranaíba e dispõe de toda infraestrutura moderna, como escolas públicas, escolas particulares e faculdade de excelente qualidade, cinco instituições bancárias, hospital municipal, empresas para assistência do setor agronômico, rádios, jornais, provedores de internet, empresas multinacionais ligadas ao campo, comércio amplo e diversificado e prestadores de serviços nas mais diversas áreas.

De acordo com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem hoje cerca de 25,8 mil habitantes. 

Graças ao cultivo inicialmente do arroz, da soja e do milho, surgiu Chapadão do Sul.

Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente tecnificada, produz o município outros produtos como soja, algodão, girassol, nabo forrageiro, mamona, milho, sorgo, milheto e cana-de-açúcar. São 140 mil hectares de lavouras mecanizáveis.[carece de fontes]

Chapadão do Sul também conta com um rebanho de 250 mil cabeças de bovinos, em que predomina o gado Nelore, fornecedor de matrizes também para o cruzamento industrial, praticado nas fazendas de atividade mista de agricultura e pecuária.[carece de fontes]

Resíduos da limpeza de cereais, como a soja, o milho, grãos de produtos menos nobres como o milheto e o caroço do algodão favorecem o confinamento em larga escala na região. Despontaram raças bovinas como o gado Blonde D’Aquitaine, o Angus, o Simental, o Brangus e o Brasford.

O município é 7º produtor de banana; 9º produtor de café; 2º produtor de feijão; maior produtor de girassol; 2º produtor de milho; 2º produtor de sorgo; 5º produtor de soja; 5º produtor de ovos de galinha.

Chapadão do Sul, conforme pesquisa de universidades e institutos especializados, tem o melhor IDH-M, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, maior PIB, Produto Interno Bruto e o Segundo Menor Índice de Analfabetismo de MS. É o melhor lugar para se viver no estado. Na área urbana, casas modernas em estilo arrojado demonstram a riqueza da região e o nível cultural dos seus habitantes. Isso torna a cidade exemplo de desenvolvimento e um lugar propício para o turismo.As informações são do Wikipédia.