Skip directly to content

Caravina é reeleito para o comando da Aprefex-MS em chapa de consenso

30/01/2023
Caravina durante a votação (Foto: Edson Ribeiro)

 

Willams Araújo

 

Por meio de chapa de consenso, a Aprefex (Associação de Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul) elegeu nesta segunda-feira (30) os membros da nova diretoria para os próximos dois anos de mandato.

 

A eleição teve início às 9 horas na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, onde também a Aprefex funciona, e foi encerrada às 16 horas.

 

O primeiro associado a votar foi o ex-prefeito de Angélica, Roberto Silva Cavalcanti.

 

Membro ativo da Aprefex-MS, e presidente reeleito da Assomasul, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior (PSDB), votou por volta das 11 horas.

 

A composição da diretoria eclética (composta por prefeitos e ex-prefeitos de vários partidos) se deu por meio de um diálogo franco e transparente que resultou na recondução do ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, para continuar à frente do comando da instituição, fundada em 16 de setembro de 2019.

 

Idealizador da associação com apoio de vários filiados, Caravina foi eleito pela primeira vez em 2 de dezembro de 2020 em lugar de Luiz Antônio Milhorança (Ex-prefeito de Angélica), que presidiu a diretoria provisória da entidade por um período de um ano.

 

Gestor público conceituado e com trânsito livre nos meios políticos e nas instituições públicas estaduais e nacionais, Caravina tem uma trajetória extraordinária e em ampla ascensão.

 

Além de comandar a prefeitura de Bataguassu por dois mandatos, presidiu a Assomasul pelo mesmo período, integrou a diretoria da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e nas eleições de 2022 foi eleito deputado estadual com expressiva votação.

 

Sua destacada participação como secretário-adjunto de Infraestrutura durante o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), no apoio institucional a prefeitos dos 79 municípios do Estado, foi fator determinante para que o atual governador o Eduardo Riedel (PSDB) o convidasse para ser secretário de Governo. 

 

 

Desafio

 

A Aprefex-MS tem o importante desafio de cuidar exclusivamente dos interesses de agentes públicos, com ou sem mandato eletivo, que resolveram se unir em favor de objetivos comuns, independentemente de cores partidárias.

 

A entidade surgiu da necessidade de lutar pelos direitos de agentes políticos que em sua maioria sente dificuldade de se defender de ações decorrentes de eventuais falhas administrativas e que muitas vezes enfrenta discriminação ao deixar o mandato.

 

Para fortalecer ainda mais a associação, a diretoria deflagrou em janeiro de 2022 uma campanha de filiação visando atrair a adesão de ex-deputados, ex-presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários municipais e estaduais.

 

A ideia é aumentar a força representativa da entidade em âmbito estadual, além de reforçar o poder institucional de interesse dos associados nas discussões com os órgãos de controle externo, como TCE (Tribunal de Contas do Estado), TCU (Tribunal de Contas da União) e MP (Ministério Público).

 

Apesar de nova, a Aprefex-MS é hoje uma entidade respeitada e reconhecida pelo seu poder de articulação política e de interlocução com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional na defesa dos interesses e demandas de seus associados. 

 

Atualmente, 79 membros integram a associação, incluindo 51 ex-prefeitos, 25 prefeitos, além da secretária de Saúde de Água Clara, Silvana Bortoleto; e da ex-secretária de Educação de Ladário, Maria Eulina.

 

Confira os nomes que devem compor a nova diretoria

 

Presidente = Pedro Arlei Caravina (Bataguassu)

Vice-presidente = Odilon Ribeiro (Aquidauana)

Secretário-Geral = Mário Kruger (Rio Verde)

Secretário Administrativo = Rogério Rosalin (Figueirão)

1º Tesoureiro = Paulo César Franjoti (Japorã)

2º Tesoureiro = Roberto Cavalcanti (Angélica)

 

Conselho Fiscal

 

José Robson, Robinho (Aparecida do Taboado)

Jesus Baird (Costa Rica)

Francisco Piroli (Sete Queda)

Vanderley Bispo (Japorã)

Francisco Vanderlei (Pedro Gomes)

Waldeli Rosa (Costa Rica)