Skip directly to content

Presidente da Aprefex ministra palestra sobre Modelo de Excelência de Gestão em Costa Rica

27/10/2021
Prefeito Delegado Cleverson e Caravina

 

Willams Araújo

 

O presidente da Aprefex-MS (Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul), Pedro Arlei Caravina, ministra palestra, nesta sexta-feira (29), durante o “Seminário Regional ‘Modelo de Excelência de Gestão, no município de Costa Rica, com a participação de outras personalidades renomadas e especialistas nesse tema.

 

Caravina é convidado especial do prefeito Cleverson Alves dos Santos, cujo evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

Prefeito da cidade de Bataguassu por dois mandatos consecutivos, Caravina é referência nesse quesito, uma vez que seu município foi piloto a se adequar e implantar o Modelo de Excelência de Gestão, antecipando em um ano o prazo previsto pela normativa.

 

A ideia do seminário é promover a capacitação dos participantes para que essa prática possa ser aplicada em outros municípios.

 

Caravina, que também é secretário Adjunto de Infraestrutura do Estado, irá falar sobre ‘Planos de Melhoria que poderão ser Incrementadas após a aplicação dos fundamentos do MEG/TR’.

 

O coordenador Estadual da Rede Mais Brasil de MS e assessor de Gabinete da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Luís Carlos Morente, ministrará palestra sobre ‘Passo a Passo no Incremento do MEG no Estado de Mato Grosso do Sul e Agesul’.

 

O prefeito Cleverson Alves dos Santos falará sobre as ‘melhorias esperadas com a implementação do MEG-TR no município’.

 

O curso também terá como palestrante Esaú Mendes Sirqueira, assistente do Departamento de Transferências da União, do Ministério da Economia; Reginaldo Soares de Lima, multiplicador do Sistema de Excelência em Gestão da Fecomércio e membro da Rede de Controle da Gestão Pública MS; e Weder Menezes, Gestor Municipal de Convênios e presidente do Comitê de Implantação do MEG-TR, em Costa Rica.

 

MEG-Tr

 

Por meio de Instrução Normativa, o Ministério da Economia determinou a todos os entes federativos, incluindo cidades acima de 50 mil habitantes, que dependem de repasses da União a estarem, obrigatoriamente, inclusos no MEG.

 

O MEG-Tr tem como objetivo contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União na Plataforma +Brasil e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.