Skip directly to content

Projeto reconhece calamidade pública em Ivinhema devido à estiagem

02/06/2021
Vista da cidade de Ivinhema em foto de arquivo

 

Foi apresentado nesta manhã (2) pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Projeto de Decreto Legislativo 27/2021, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, em virtude de situação de emergência nas áreas rural e urbana afetadas por desastre, classificado e codificado como “estiagem”.

 

O objetivo do projeto é o reconhecimento ao Decreto 402, de 20 de maio de 2021, do chefe do Executivo Municipal de Ivinhema, que declarou situação de emergência e calamidade pública no município.

 

O reconhecimento da calamidade pública é previsto no para os fins do disposto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

 

Com o decreto, é possível ao chefe do Executivo municipal a abertura de crédito extraordinário, além de remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, e ainda realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas necessárias.

 

A matéria segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se receber o parecer favorável à livre tramitação, e for aprovada pelos parlamentares na votação em discussão única em plenário, torna-se decreto legislativo, e entra em vigor no dia de sua promulgação pela Casa, em seu Diário Oficial Eletrônico, tendo vigência enquanto perdurar a situação que ensejou o decreto de calamidade pública pelo período máximo de 180 dias.

 

“Paralelamente às dificuldades enfrentadas pelo município de Ivinhema, decorrentes da pandemia da Covid-19, a cidade também vem enfrentando uma estiagem prolongada, são mais de 75 dias sem chuva, o que está afetando de forma avassaladora a produção agrícola, trazendo enormes prejuízos ao setor produtivo da região”, traz a justificativa da proposição.